1 imagem vale mais que 1000 palavras, neste caso 110.292.327!
A Scientific American, prestigiada revista científica, compilou as palavras mais utilizadas em 175 anos, ao longo de 5.107 edições, de 1845 até o presente momento, analisando frequências e tendências de termos presentes nos artigos publicados na revista.
O projeto (link abaixo) disponibiliza links interativos e busca para mais de 4 mil termos comuns. Mais do que a curiosidade que o tema traz à tona, projetos de visualização de dados permitem identificar padrões imperceptíveis ao olhar, que vão muito além das nuances semânticas, como a migração de termos de "máquina" para "sistema", ou mesmo de "invenção" para "descoberta".
Consegue-se identificar tendências e oportunidades que, em breve, tem potencial para migrar da pesquisa básica para a aplicada e, consequentemente, ao mercado. Extrair valor de dados é um dos maiores desafios das empresas hoje e este projeto é uma aula no tema.
No ramo de curiosidades, a palavra "tomate" teve pico em 1978, mesmo ano do filme "Ataque dos tomates assassinos". Coincidência pura, pois o destino da ciência está muito além de uma tomatada. :D
Fortemente recomendado! Link para o projeto: https://lnkd.in/g4dr32w
Kommentare