top of page
  • Foto do escritorD2M Adm

Cidades que mais cresceram no Brasil em 150 anos

Atualizado: 19 de dez. de 2023


Grão Mogol já esteve entre as maiores cidades do país e, a história mostra que, na corrida por espaço, não basta correr, é preciso correr mais do que os outros.

Em 1872, das 25 maiores cidades do Brasil, 10 ficavam em Minas Gerais, 6 na Bahia, 4 no Rio de Janeiro e 2 em Pernambuco, mas nenhuma no estado de São Paulo.

Em 2018, das 25 maiores cidades, 5 estão no estado de São Paulo, 4 no Rio de Janeiro, 1 em Minas Gerais e 1 na Bahia.

Interessante notar que São Paulo apenas aparece no ranking por volta de 1888 e, em menos de 12 anos já despontava como a segunda maior cidade do país, sendo acompanhada de perto por Salvador e Belém, até meados de 1910, quando o desenvolvimento de um mercado consumidor se consolidou na capital paulista, acelerando seu crescimento até tomar a liderança no ranking em 1955.

A ascensão e queda de cidades contam um pouco da história do Brasil, com mineração de Diamantes (Grão Mogol) e partes dos ciclos do Açúcar, Café, construção de estradas de ferro, rodovias e industrialização. Até mesmo a mudança de capital aparece nessa breve história.

As grandes cidades já não crescem na mesma velocidade como antes, mas as dinâmicas entre elas se mantém, com aquelas que perdem menos velocidade se destacando em relação às com maior desaceleração. Goiânia é um bom exemplo disso, ao ultrapassar simultaneamente Belém e Porto Alegre, passou a figurar entre as 10 maiores cidades do país em 2018.

Um outro movimento que merece destaque é o envelhecimento da população, acima da média nacional, nas cidades que desaceleraram no crescimento de sua população, como o exemplo visto no recente retrato da pessoa idosa elaborado pela prefeitura de São Paulo (link para estudo completo).




Geomarketing para vender mais

CONSULTORIA EM GEOMARKETING PARA VENDER MAIS


Entender a ascensão e queda de cidades, bairros ou mercados é a base para a tomada de decisões consistentes para identificar tendências, aproveitar oportunidades, otimizar recursos e vender mais.

Quer saber quais são as melhores cidades no Brasil para sua empresa expandir, vender mais e buscar maior rentabilidade?


Entre em contato, fale com um de nossos especialistas e entenda como poderemos acelerar o crescimento de sua empresa e transformar insights em conhecimento para decisões mais inteligentes.




182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page