top of page
  • Foto do escritorD2M Adm

Estratégias para visualização de dados promovem decisões mais assertivas


A estratégia de visualização de dados pode fazer a diferença na tomada de decisões. A simplicidade aumenta o poder de comunicação e compreensão.


Um bom exemplo é a evolução do NYTimes em mapa da epidemia nos EUA. Os mapas acima representam a mesma informação em dois períodos (19/jul no 1º e 21/jun no 2º).


No primeiro, condados com baixa densidade populacional receberam cores apenas em pequenas áreas e não no condado inteiro. No segundo, o condado inteiro é colorido, passando uma visão distorcida de que o centro-oeste americano possui a mesma intensidade que no leste.


Resultado? Melhor visualização, interpretação mais rápida dos resultados e, consequentemente, sensibilização para a tomada de decisão.


No Brasil, temos alguns municípios com área enorme, maior até do que Estados. Um excelente exemplo é Altamira/PA, com 159 mil km2, 100x maior que a cidade de São Paulo, maior até mesmo que o CEARÁ. No entanto, ao analisar a área urbana/da cidade, ela é similar a de Poá em SP, 10.000x menor em área.


Imagine o impacto do município de Altamira em mapa temático da Covid-19 no Brasil, 10 mil vezes maior do que a região onde ela realmente acontece...


6 visualizações0 comentário
bottom of page